Futuros Engenheiros conhecem o fluxo de produção da Cenibra

Os alunos do Programa Futuros Engenheiros visitaram na tarde dessa segunda-feira, dia 6, a Cenibra, empresa de celulose, localizada em Belo Oriente, que atua em 54 municípios, onde desenvolve diversos projetos socioambientais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região.

Durante a visita os Futuros Engenheiros conheceram o fluxo de produção apresentado pelo engenheiro químico da empresa, Rodrigo Leite, que explicou o processo de produção, desde o plantio de árvores ao reaproveitamento de resíduos.

Os alunos conheceram também equipamentos como o digestor, utilizado para a transformação da madeira em pasta celulósica, caldeiras e o setor de secagem e embalagem da celulose.

“Foi extremamente gratificante conhecer diversas áreas da Cenibra responsáveis pela produção da celulose, desde a matéria prima até o produto final. Além disso, possibilitou-nos visualizar a relevância de diretrizes e procedimentos específicos para melhoria contínua dos processos”, destacou a futura engenheira,Isternândia Araújo França.

O Programa

O Programa Futuros Engenheiros é uma iniciativa do Sistema FIEMG, implementado pelo IEL, SESI e SENAI com foco em contribuir para uma formação complementar mais prática dos estudantes de engenharia, voltado para a realidade da indústria. O programa é gratuito e destinado aos alunos matriculados e frequentes do 5º ao 10º período (na data do início do curso) do ensino superior.

No primeiro semestre de 2016, o projeto registrou 1917 inscritos, sendo 1208 em Belo Horizonte, 501 em Ipatinga e 208 em Juiz de Fora. Os universitários pertencem a 20 áreas da engenharia, sendo as três primeiras: Engenharia Civil (41,94%), Mecânica (20,14%) e Elétrica (14,29%). Entre as universidades parceiras estão: UFMG, PUC, PitágorasUFJF e Unileste-MG.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *