Especialista aponta aquecimento no setor de panificação e confeitaria

Especialista aponta aquecimento no setor de panificação e confeitaria

Empresário Márcio Rodrigues abordou o tema em palestra realizada nessa terça-feira

Empresário do setor de Panificação e Alimentação há mais de 25 anos e especialista em Gestão Empresarial, Márcio Rodrigues esteve presente na FIEMG Regional Vale do Aço nessa quinta-feira, 30, para ministrar a palestra “Balanço, tendência e perspectivas de mercado no Setor de Panificação e Confeitaria”, uma iniciativa do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço (Sinpava).

Na oportunidade, Márcio apresentou o balanço do setor em 2016, os desafios enfrentados e as estratégias para este ano. “Estamos num cenário de retração, de mudança do perfil do consumidor e de entrada de novos modelos de negócios, o que aumenta a concorrência; então apresentamos estratégias para que os empresários adaptem seu mercado e permaneçam competitivos”, explicou.

“Hoje o cliente está com menos dinheiro, mais exigente, seletivo e valorizando preço, mas não abre mão da qualidade, o que faz o empresário repensar o seu negócio, adequando a essa realidade”, afirmou Márcio. “Ano passado tivemos uma performance de 3,08%, atingindo um faturamento de R$87,24 bilhões de reais. Nos dois primeiros meses deste ano o setor já deu sinais de recuperação e deve fechar acima da inflação, o que enxergamos com otimismo. Para isso, é preciso buscar eficiência, reduzir o custo e aumentar a produtividade”, acrescentou o especialista.

Recém-empreendedor do ramo de panificação, Jamilson Soares participou do evento e está otimista em relação ao setor. “É de fundamental importância este tipo de palestra, em que coloca para todos os lojistas e empresários do setor essa realidade latente e como proceder diante do novo perfil de consumidor. Para nós, que estamos começando, foi  uma oportunidade para identificar as necessidades do nosso negócio e onde precisamos evoluir”, disse.

O presidente do Sinpava, Aloísio Santos, reforçou a importância da união da classe, fortalecendo o associativismo para fomentar esse tipo de evento. “Nosso papel é apoiar as empresas da região, preparando-as para os desafios do mercado, seja através do aperfeiçoamento técnico, da facilitação da inovação ou da representatividade. O Sinpava está com vários projetos para 2017 e contamos com a participação de todos”, disse.

A palestra “Balanço, tendência e perspectivas de mercado no Setor de Panificação e Confeitaria” foi uma realização do Sinpava em parceria com a FIEMG Regional Vale do Aço, SEBRAE MG, Propan, Wolfs e Riconi Alimentos.

 

 

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *