Indústria mineira busca regularização ambiental

Indústria mineira busca regularização ambiental

Ação é fruto da junção de forças entre a Semad e a FIEMG com foco na redução dos riscos ambientais e ampliação da competitividade do setor industrial

 

Em parceria com o Governo do Estado, no dia 29/03, de 8h30 às 12h30, empresários do Vale do Aço terão acesso a informações sobre a importância da regularização ambiental de seus empreendimentos, por meio do programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI). A ação, fruto da junção de forças entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG tem como foco reduzir os riscos ambientais e ampliar a competitividade do setor industrial.

Lançado durante reunião do Conselho de Representantes da FIEMG em novembro de 2016, o programa tem como público-alvo empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais. O projeto será realizado em doze regiões organizadas segundo a regionalização do Sistema FIEMG. O trabalho levará em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos.

O FAPI terá três etapas definidas. A primeira será a orientação às empresas com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG, entre março e maio; seguida pela fase de fiscalização executada pela Semad, que ocorre após 90 dias de cada fase de orientação e vai de maio a agosto, encerrando-se com o monitoramento dos resultados anteriores, entre setembro e dezembro de 2017.

Segundo o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, a Federação trabalha para estimular o setor empresarial a realizar todos os processos ambientais de forma correta, evitando multas e transtornos futuros. Para ele, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) não pode ser encarado como um entrave que inviabiliza o desenvolvimento do estado. O presidente considera a fiscalização preventiva como forma de orientar o setor empresarial. “Por isso, a orientação direcionada aos empresários será realizada pelo programa Minas Sustentável,” acrescenta.

O líder empresarial mineiro reforça a importância do programa Minas Sustentável, que desde 2011, apoia, incentiva e orienta empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes. Criado pelo Sistema FIEMG há seis anos, a iniciativa já atendeu mais de 5.600 empresas em 299 municípios do estado. No total, foram concedidas 407 licenças ambientais por meio da parceria com o programa. Além disso, outras 1.281 empresas foram orientadas para a ecoeficiência e quase 3.000 trabalhadores e empresários capacitados.

“Propostas como a do FAPI e do Minas Sustentável promovem a participação empresarial proativa junto à sociedade e as instituições públicas, aperfeiçoando o sistema de representação empresarial com vistas à participação ativa no desenvolvimento e modernização das normas, regulamentos, padrões ambientais e da gestão socialmente responsável,” pontua Machado Junior.

O evento é gratuito e as vagas limitadas. Inscrições através do endereço: https://www.sympla.com.br/workshop-de-lancamento-do-programa-de-fiscalizacao-ambiental-preventiva-na-industria—vale-do-aco__124669 ou pelo telefone 31 3822-1414.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *