Presidentes de Câmaras do Vale do Aço se unem para resolver problemas comuns da região

Presidentes de Câmaras do Vale do Aço se unem para resolver problemas comuns da região

Fortalecer a Região Metropolitana do Vale do Aço, unir força política para pleitear, aos governos estadual e federal, a resolução de problemas comuns aos municípios, como a melhoria na segurança e instalação de novas delegacias regionais de segurança pública, foram alguns dos pontos levantados em reunião conjunta de presidentes de cinco legislativos do Vale do Aço, ocorrida nesta sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Ipatinga.

Essa foi a 1ª vez que este encontro, promovido pelo presidente Nardyelo Rocha (PMDB), ocorreu. A intenção dos parlamentares é que haja esse modelo de reunião a cada dois meses e, juntos, mapear temas que dizem respeito aos municípios conjuntamente.

“É um encontro inédito que já contempla os legislativos de Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipaba e Belo Oriente. Outras cidades, como Marliéria, Jaguaraçu e Antônio Dias, devem se juntar ao grupo, que já tem pautas em comum, como a uniformidade de preço das passagens urbanas intermunicipais e a necessidade da instalação de uma delegacia regional de segurança em Fabriciano”, disse Nardyello Rocha.

Ele fez questão de salientar que Ipatinga acaba absorvendo muitos dos problemas que começam nos municípios vizinhos, como é o caso do atendimento de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga.

O presidente da Câmara de Santana do Paraíso, Carlos Alberto Ramos, reiterou a fala de Nardyello no que diz respeito à falta de assistência a emergência na saúde no vizinho município. “O povo do Paraíso acaba vindo para Ipatinga porque a oferta de serviços aqui é maior, o que queremos é pleitear junto ao governo estadual que o Paraíso também precisa e merece sua própria UPA”, comentou ele.

Já Leandro Xingó Tenório, presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, lembrou que a Região Metropolitana do Vale do Aço existe no Estado, mas é tratada como metropolitana apenas no papel. “Prova disto é que o sistema de cobrança das passagens de ônibus na Região é completamente diferente da de Belo Horizonte e das cidades vizinhas. Vamos começar a fazer uma gestão compartilhada que beneficiará e muito a mais de um milhão de moradores”, disse.

O presidente da Câmara de Timóteo, Adriano Alvarenga, por sua vez, após relatar alguns dos problemas que assolam seu município, comentou que tem estudado um contrato da Copasa com o BNDES, de R$ 78 milhões, “porque a concessionária de água cobra do usuário taxas para investimentos em saneamento e recebe ao mesmo tempo, do BNDS, onerando o poder Público e o cidadão”, falou Adriano.

Nardyello dispôs a ceder servidor público da Casa, caso algum outro presidente precise de orientação. “Esta cessão seria no sentido de um servidor ajudar o vizinho município com informações técnicas e analíticas. Nós também podemos precisar de vocês e é bom contar com a ajuda um do outro”, finalizou.

A próxima reunião de presidentes de Câmara será na primeira semana de março, na Câmara Municipal de Timóteo. Em fevereiro, os parlamentares têm agenda em Belo Horizonte na Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese) para tratar assunto relacionado à segurança pública no Vale do Aço.

Redação Conteudo Mineiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *